É com muitos sorrisos e conquistas que Niterói completa 445 anos desde sua fundação. A cidade, que já foi capital fluminense, é a que tem os melhores indicadores sociais do estado, como o IDH e o IDL (Índice de Desenvolvimento Humano e Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, respectivamente). Neste dia, seus cidadãos de todas as idades têm muito a comemorar.

Nikiti, como é chamada pelos mais íntimos, não se deixa intimidar pela fama de sua vizinha mais conhecida, a tal Cidade Maravilhosa, e mostra que também tem muito a oferecer em belezas naturais, patrimônios arquitetônicos criados pelo grande mestre brasileiro da arquitetura modernista Oscar Niemeyer e serviços de qualidade oferecidos à população. No IDL 2017, a cidade ficou em 4º lugar no ranking nacional das melhores cidades para envelhecer e foi a primeira colocada no estado. É ou não é um motivo de grande orgulho? O índice mede a qualidade dos serviços oferecidos à população idosa nas áreas de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, cultura e engajamento e indicadores gerais.


Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Crédito: Leo Henck / ShutterstockO Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1996 é um dos cartões postais da cidade. Créditos: Leo Henck / shutterstock


Segundo dados do IDL, entre as cidades grandes, Niterói é a que tem a segunda maior população de idosos, proporcionalmente a toda população do município. Além disso, a cidade apresenta excelentes resultados na área de saúde, ficando em primeiro lugar na oferta de número de médicos, cirurgiões e psicólogos. Outros destaques são o nível de desenvolvimento social, o índice de envelhecimento e a renda da população idosa, que representam parte do conjunto de indicadores de finanças. Esses destaques mostram como a terra de Arariboia está trilhando um bom caminho no preparo para a longevidade da população.


A sua cidade é um bom lugar para envelhecer? Conheça a realidade dos idosos em 498 municípios brasileiros com o IDL.


Com tanto cuidado que tem com sua população e servindo de exemplo para tantas outras cidades ao redor do país, Niterói mostra que “o outro lado da poça” tem muito a oferecer. E é por esses e vários outros motivos que o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon parabeniza a Cidade Sorriso pelo seu aniversário.

Compartilhe com seus amigos