O sonho de mudar de carreira profissional e começar do zero faz parte da sua vida? Se sim, você não está sozinho. Dados da pesquisa Re:Trabalho, realizada em 2019 pela Tera e a Scoop&Co apontam que 63% dos pesquisados já mudaram de carreira — entre eles, 70% mais de duas vezes.

Dos que ainda não fizeram a mudança, 48% têm a intenção de fazer nos próximos 12 meses. Para 70%, o desejo é de uma carreira mais alinhada a seus interesses e propósitos de vida. A pesquisa entrevistou 438 moradores de todas as regiões do país, principalmente do Sudeste (77%), de diferentes idades e profissões. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2019.


Sua cidade é boa para os idosos? Precisamos da sua opinião! Clique aqui e deixe o seu comentário registrado.  


Mas, ao contrário do que muitos pensam, a vontade de mudar de carreira não se limita aos mais jovens. Se nas gerações passadas a escolha de uma carreira era definitiva para toda a vida, hoje essa realidade mudou.

Muitas pessoas acima dos 50 anos já vêm procurando alternativas para começar do zero, seja por cansaço com a área antiga, falta de oportunidade ou mesmo realização de um sonho. Se mudar de carreira é um objetivo para você, a escolha pode envolver também a mudança de cidade para um local que esteja mais preparado para o envelhecimento.

Quer mudar de carreira? Considere também mudar de cidade!

Neste sentido, os dados do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) 2020 trazem informações importantes para definir o novo destino. O Índice mapeou as cidades mais bem preparadas para o envelhecimento da população. Dentro da pesquisa foram avaliados critérios que podem ser essenciais para escolher onde começar uma nova carreira, como economia, renda e educação.

Entre as cidades mais populosas do país - com mais de 104 mil habitantes -, Birigui (SP) tem a melhor combinação de fatores para quem pensa em mudar de ares no mercado de trabalho. Já entre as cidades consideradas pequenas, com população entre 33 mil e 103 mil habitantes, o município de Rio do Sul (SC) obteve o maior destaque.


Qual é a cidade que mais combina com você? Faça o teste e descubra agora o melhor lugar para você morar!


Para elaboração do ranking do IDL, foram avaliados os dados dos seguintes indicadores: taxa de desocupação, Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal para emprego e renda e educação, distribuição de renda e taxa de desemprego. Nesses critérios, a cidade de Birigui se destacou, por exemplo, com nota 100 em educação e nota 96,43 para o Índice de Desenvolvimento Municipal – Emprego e renda. Neste indicador também se destacou o município de Rio do Sul, com nota 97,14.

Além dos destaques individuais de cada cidade, o ranking das “5 melhores cidades para começar uma carreira do zero” também traz um cenário de destaque para duas unidades federativas do país. São elas Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, ambas na região Sul do Brasil.

Confira abaixo o top 5 das melhores cidades pequenas para quem deseja mudar de carreira e começar uma profissão do zero.

Top 5 das melhores cidades pequenas para mudar de carreira

IDL: Rio do Sul é uma das melhores cidades para mudar de carreira

  1. Rio do Sul (SC)
  2. Campo Bom (RS)
  3. Lajeado (RS)
  4. Videira (SC)
  5. Gramado (RS)



Top 5 das melhores cidades grandes para mudar de carreira


IDL: Birigui é uma das melhores cidades para mudar de carreira

  1. Birigui (SP) 
  2. Brusque (SC)
  3. Apucarana (PR)
  4. Bento Gonçalves (RS)
  5. Catanduva (SP)
Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: