Também conhecida como Ilha da Magia, Florianópolis comemora muitas outras conquistas além de seus 345 anos completados este ano. É com certeza uma cidade privilegiada pela natureza, contando com belas praias e montanhas e combinando todo esse espetáculo natural com a presença de diversidade nos quesitos cultura, arquitetura, oportunidades e pontos turísticos encantadores.

Com um dos melhores níveis de bem-estar do país, Floripa concentra uma série de opções de atividades para se fazer, seja morando ou visitando a cidade. Bares, hotéis, restaurantes e prática de esportes são apenas algumas das atrações oferecidas que agradam diversos públicos. A cidade também conta com ricas manifestações culturais, principalmente vindas das tradições açorianas, presente na gastronomia e no estilo das construções. Outro ponto, que é um espetáculo à parte, são os variados cenários geográficos que contam com as conhecidas lagoas da Conceição e Peri, que atraem turistas de todas as partes do mundo, as dunas perfeitas para praticar esportes e parques como o da Serra do Tabuleiro, onde se pode manter contato com a natureza.

Além de tantas opções de lazer, o município oferece uma série de oportunidades profissionais e econômicas sendo considerada por organizações e veículos internacionais como uma cidade extremamente dinâmica e com ótimo espaço para empreendedores. A principal base de sua economia é a indústria de telecomunicação, o turismo e a prestação de serviços. Com isso, Florianópolis atrai profissionais que buscam oportunidades, principalmente nessas áreas.

Quando se trata de bem-estar para pessoas que já passaram dos 60 anos, o Instituto de Longevidade identificou que a cidade está entre as melhores para se viver para esse público. Segundo análises do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), Florianópolis ficou em 2º lugar no ranking geral e obteve destaque principalmente nas variáveis Finanças, Habitação e Cultura e Engajamento. Condomínios residenciais para idosos, número de salas de cinemas, acesso a internet, renda da população idosa e acesso à rede de esgoto foram alguns dos pontos analisados que levaram Florianópolis a alcançar essa excelente posição entre as grandes cidades no Brasil.


VISITE O SITE DO IDL E CONHEÇA TODOS OS DADOS DE TODOS OS MUNICÍPIOS FLORIANÓPOLIS


Mas, como sabemos, melhorar sempre é possível (e necessário). Florianópolis pode trabalhar melhor a oferta de alguns serviços para garantir uma qualidade de vida ainda melhor para seus moradores com idade igual ou superior a 60 anos. A variável Educação e Trabalho, de acordo com o IDL, pode ser aprimorada com algumas ações e ofertas como por exemplo o número de docentes habilitados para o ensino de idosos e o desenvolvimento municipal para emprego e renda. Além disso, a capital catarinense apresenta altas taxas de hipertensão e diabetes, o que afeta os resultados da variável Bem-Estar.

Com tantas conquistas e iniciativas que são um exemplo para todo o país, por todo o trabalho e cuidado que a cidade tem com sua população em oferecer serviços e suporte de qualidade, especialmente para os florianopolitano 60+, o Instituto deseja a Florianópolis o seu mais sincero e orgulhoso parabéns!

Leia também

Como identificar e tratar o medo de envelhecer?

Conheça 5 profissões do futuro para quem tem mais de 50 anos

Compartilhe com seus amigos