Envelhecer bem e com saúde. Quem não quer? O ideal é a gente nem precisar ir ao médico. Mas se precisar, é claro que é bom ter um por perto, não é mesmo? 

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon criou o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), junto com a conhecida Fundação Getulio Vargas. O objetivo é entender como as cidades brasileiras estão se preparando para o número cada vez maior de idosos em suas comunidades. 

No Rio Grande do Sul, 12 cidades consideradas grandes (ou seja, com população acima de 200 mil habitantes) foram investigadas. Veja quais são as campeãs: 

 1° lugar – Passo Fundo 

A Capital Nacional da Literatura é também uma das melhores na oferta de serviços médicos, entre as cidades pesquisadas no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade. A cidade é a 4ª melhor entre todas as cidades grandes, superando inclusive grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo. 

2° lugar – Porto Alegre 

A Capital dos Gaúchos se destaca como a cidade líder em número de enfermeiros, entre 150 grandes cidades do Brasil. Para os mais velhos, o profissional de enfermagem tem grande importância, pois atua na prevenção e na reabilitação em saúde, fundamentais para o idoso.  

3° lugar – Santa Maria 

A cidade berço da paleontologia no Brasil (o primeiro dinossauro brasileiro foi encontrado lá) está entre as 30 melhores cidades pesquisadas, no quesito serviços de saúde. A saúde mental em particular tem bom desempenho, pois Santa Maria tem ótima cobertura de atenção psicossocial. 

4° lugar – Pelotas 

A Capital Nacional do Doce tem boa estrutura para prestar serviços médicos à sua população. Mais do que isso: está entre as 15 melhores, no ranking do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, na oferta de clínicas e residências geriátricas. O geriatra é o profissional de medicina que se especializa em atender idosos. 

5° lugar – Rio Grande 

A cidade que se encontra à beira da Lagoa dos Patos (maior laguna do Brasil) está entre as 40 com melhor oferta de serviços de saúde a seus idosos. Destaca-se a liderança no indicador “número de hospitais com afiliação com escolas médicas”.  

Compartilhe com seus amigos