A ideia de levar a capital do Brasil para o interior do país, com o intuito de povoá-lo, remonta da época da República Velha. O projeto, finalizado em 1960 sob a gestão do então presidente Juscelino Kubitscheck, contou com a atuação dos maiores urbanista e arquiteto do país, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que deixaram um legado considerado hoje pela UNESCO patrimônio da humanidade.

Brasília é uma cidade bem nova, se comparada às outras capitais brasileiras. Mas nem por isso deixa de possuir vastas experiências e histórias interessantes. Apesar de ser o centro da política e de uma série de acontecimentos históricos (às vezes bastante polêmicos), a cidade tem muito mais a oferecer. A diversidade de sua cena musical é um capítulo à parte. Brasília foi palco para início de carreira de várias bandas e artistas célebres que marcaram a música brasileira. Suas contribuições vão desde o rock, com Legião Urbana e Capital Inicial, passando pelo choro com Hamilton de Holanda, até a MPB de Zélia Duncan e Ney Matogrosso. Todos iniciaram seus trabalhos no universo artístico na Capital Federal.


Visite o site do IDL e conheça todos os dados da sua cidade.


Além de toda sua importância para a história, cultura e política do país, a cidade é um bom lugar para se viver. Sua população conta com bons índices de bem-estar, diversas opções de lazer ao ar livre, como o Parque da Cidade, um dos maiores parques urbanos do mundo. A região no entorno do Lago Paranoá também está entre as opções para aqueles que praticam atividades com maior contato com a natureza. Além disso, a cidade também traz alternativas mais urbanas, como bares e restaurantes às margens do lago.

Os bons resultados que Brasília conquistou em indicadores de bem-estar também se comprovam nas análises do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL). A cidade obteve boas notas nas variáveis Bem-Estar e Finanças, se destacando nos indicadores Estabelecimentos de atividade de condicionamento físico, Número de inscritos com mais de 65 anos em Planos de Saúde e Nível de desenvolvimento social. Apesar de ter uma parcela de população idosa menor que a média das outras cidades, algo que foi identificado nos estudos do IDL, Brasília teve bons resultados em alguns indicadores específicos para esse público como: Docentes habilitados para ensino de idosos e Matrícula de idosos na educação de jovens e adultos.

Mas mesmo com vários desempenhos positivos nas análises do IDL, a Capital Federal ainda tem pontos a melhorar, como as variáveis Habitação e Cuidados com a Saúde. Indicadores como Número de clínicas geriátricas e Condomínios residenciais para idosos também tiveram notas baixas com relação a oferta dos serviços. Outros pontos que apresentaram mau desempenho foram a Cobertura municipal do CAPS e o Número de atendimentos de emergência.

Apesar de todo o envolvimento com o cenário político do país, é com muita esperança e buscando comemorar as conquistas que o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon deseja a Brasília os mais sinceros Parabéns! Que a cidade continue evoluindo e sendo palco de melhorias para todo o Brasil.

Leia também

Muitos motivos para comemorar no 292º aniversário de Fortaleza

Vou pra Porto Alegre... tchau!

Compartilhe com seus amigos