Quantas histórias e aprendizados pode-se acumular em 464 anos? A capital paulista está completando mais um ano de existência e pode dizer que, como uma boa e jovem senhora, tem muitas experiências para compartilhar.

Trabalho e Finanças

São Paulo é o principal polo econômico do Brasil. Concentram-se na cidade muitas empresas e indústrias, o que lhe rendeu o apelido de “Locomotiva do Brasil”. Pela ótica do envelhecimento populacional com qualidade de vida, os resultados do IDL refletem um pouco essa vocação. As variáveis em que obteve melhores notas foram Finanças (ficando com a 9ª posição entre as cidades grandes) e Educação e Trabalho (em 25º lugar). Os principais destaques foram o PIB do município (17º lugar), o desenvolvimento municipal em educação (24º lugar) e o acesso ao ensino superior (27º lugar).

Bem-Estar

Mas os paulistanos têm muito mais a mostrar do que análises e relatórios empresarias. A cidade é viva, conta com uma ótima oferta de parques municipais, centros culturais e comerciais, bares e restaurantes. Dentro da dos resultados do IDL para o indicador Bem-Estar, podemos citar também o número de salas de cinemas e casas de sucos ou lanchonetes. Afinal, quem trabalha também quer seu momento de descanso não é mesmo?

Diversidade Cultural

Além disso, vale lembrar que a terra da garoa é incrivelmente multicultural. Com imigrantes de várias partes do Brasil e do mundo, sua população é cheia de diversidades em vários aspectos sociais. O número da população idosa por exemplo, vem crescendo com o passar dos anos e hoje já representa mais de 10% do total das pessoas. A garantia do bem-estar para esse grupo em especial está bem desenvolvida na cidade de maneira geral. Serviços como instituições de longa permanência e clinicas para idosos tiveram boa nota no IDL, bem como o número de pessoas 65+ inscritas em planos de saúde ou matriculadas em programas de ensino para jovens e adultos.

O que precisa melhorar?

Apesar de tudo, mesmo uma senhora de 464 anos sabe que sempre tem pontos a melhorar e que nunca é tarde para mudar, reinventar e se aprimorar. São Paulo teve um dos piores resultados para violência no trânsito (118º lugar), carga tributária (148º lugar) e número de casamento entre idosos (106º lugar). É importante reconhecer seus pontos fracos e ter apoio, principalmente de sua população, para melhorar.

CONFIRA AQUI TODOS OS RESULTADOS DO IDL PARA SÃO PAULO E OUTRAS CIDADES

Tudo isso para dizer à São Paulo: parabéns! Por todas as experiências, conquistas e o povo incrível que abriga. Entre os pontos positivos e os a melhorar, podemos dizer que sim, existe amor em SP.

Compartilhe com seus amigos