Você não está logado

Aproveite nossos serviços gratuitos.

Entenda a nossa metodologia

Nesta seção fornecemos um detalhamento das variáveis componentes do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, bem como seus respectivos indicadores. Além disso, detalha-se o procedimento adotado na construção do Índice, perfil dos municípios e as fontes de dados utilizadas como insumos da pesquisa.

A terceira edição do IDL traz mudanças consistentes em sua estrutura. A composição geral dos rankings do IDL 2023 é baseada em três variáveis: Economia, Socioambiental e Saúde. Em cada variável, 23 indicadores são analisados. Na edição 2020 da pesquisa, o índice contava com 50 indicadores, distribuídos em 7 variáveis, e foram avaliados 876 municípios. Com a redução no número e a seleção de novos indicadores, conseguimos incluir todos os municípios brasileiros na análise.

Nossas variáveis

Socioambiental Indicadores

Participação social, segurança, e educação são essenciais para pessoas de qualquer idade terem seu bem-estar garantido. Para pessoas 60+, a diferença é que o passar da idade pode trazer transformações que exigem adaptação na forma de satisfazer essas necessidades e desejos. Por isso, um ambiente amigável para todas as idades é necessário para que a cidadania e a sociabilidade de idosos sejam praticadas plenamente. Isso é medido pela variável socioambiental.

Saúde Indicadores

A saúde é um direito e uma necessidade que, se não satisfeita, pode comprometer a conquista da longevidade. Avaliar os municípios quanto à sua capacidade de ofertar serviços e recursos humanos de saúde e quanto a prevalência de mortes que poderiam ser evitadas ou postergadas por mudanças ambientais ou comportamentais é o objetivo desta variável.

Economia Indicadores

Entender como está a saúde econômica e financeira das cidades e seus habitantes 60+ é fundamental para entender a disposição de recursos para serem investidos em serviços de qualidade, infraestrutura e políticas públicas, no caso de municípios, ou em saúde, bem-estar, consumo consciente no caso de indivíduos 60+. Esta variável busca entender essa dinâmica fundamental, que pode impactar todos os outros aspectos da vida de um 60+.

Cobertura nacional

Em 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informava que o Brasil estava organizado em 5.568 municípios, com população média ao redor de 37.423 habitantes, sendo que 90% da população concentra-se em pouco mais de 2.400 municípios. O menor município do Brasil possuía 771 habitantes, e o maior, São Paulo, ao redor de 11.451.245 habitantes. Com base nesse perfil, optamos por fazer uma divisão no ranking IDL, agrupando os municípios nas categorias Cidades Grandes, Cidades Médias e Cidades Pequenas.

Obtenção dos dados

O IDL utiliza os dados publicamente disponíveis oriundos de fontes oficiais, preferencialmente. Assim, os dados foram coletados em órgãos públicos, tais como INSS, IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, Tesouro Nacional, entre outros

Baixe agora o relatório completo do IDL 2023

Utilizamos cookies para otimizar o funcionamento e a navegação de nosso site, analisar sua utilização e recomendar produtos e serviços que sejam do seu interesse, além de oferecer a melhor experiência para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade e você pode acessar clicando aqui.