Você provavelmente já foi perguntado pelos seus netos sobre sua nacionalidade e a de seus antepassados. A pergunta se tornou comum entre os jovens de hoje que, preocupados com a crise financeira no Brasil e as poucas oportunidades que são oferecidas pelo mercado, sem muitas expectativas futuras, pensam em tentar a vida em terras estrangeiras. E entre todos os destinos, Portugal é o mais procurado pelos brasileiros pela semelhança do clima e do idioma.

E se você tem ascendência portuguesa, mas nunca se preocupou em tirar a sua cidadania naquele país, o momento é agora. Obtendo a nacionalidade portuguesa, você terá o direito não apenas de visitar, mas também de morar e de trabalhar em Portugal com sua família, sem a necessidade de vistos. E como Portugal é membro da União Europeia, você também terá o direito de visitar, morar e trabalhar em todos os 28 países da união com suas famílias.


Clique aqui e faça o teste para descobrir como está o seu planejamento para a aposentadoria. É grátis!


São muitas as vantagens que a dupla cidadania irá proporcionar a você e à sua família. Mas como saber se você realmente tem direito ao benefício?

Segundo informações no site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, têm direito a requerer nacionalidade portuguesa filhos de cidadãos portugueses, bem como netos, cônjuges e companheiros destes, além de descendentes de judeus portugueses. Também os cidadãos nascidos nas ex-colônias e aqueles que por algum motivo tenham perdido a nacionalidade portuguesa têm direito a requerer a cidadania naquele país.

Veja abaixo o passo a passo para tirar sua cidadania portuguesa:

Primeiramente, você precisa procurar o Consulado Geral de Portugal responsável pela sua região. Algumas pessoas recorrem ao auxílio de advogados, o que não é obrigatório, mas pode facilitar o processo. Se você preferir agir sozinho, fique atento aos documentos necessários.

Filhos de portugueses, netos, bisnetos ou trinetos precisam levar a certidão de nascimento e carteira de identidade do requerente, certidão de nascimento do pai ou da mãe de nacionalidades brasileiras e de seus ascendentes que possuem nacionalidade portuguesa, comprovante de residência e diploma do ensino fundamental ou superior.

Estrangeiros casados há mais de três anos com cidadãos portugueses precisam ir munidos de carteira de identidade do requerente, certidão de nascimento do requerente e do cônjuge português, mais a certidão de casamento, comprovante de residência e certificado de registro criminal de todos os países por onde o requerente tenha tido e/ou ainda tenha domicílio.

Para estrangeiros em união estável de mais de três anos com pessoas de cidadania portuguesa, os documentos necessários são certidão de nascimento do requerente e do cônjuge português, documento oficial de união estável, comprovante de residência, mais o certificado de registro criminal de todos os países onde o interessado tenha tido e/ou ainda tenha domicílio.

Quanto custa uma cidadania portuguesa?

Os custos podem ser bem variados, mas brasileiros que requerem a cidadania portuguesa costumam gastar em média entre 1.600 e 1.900 reais. O valor pode aumentar se o requerente solicitar urgência no processo ou contratar o auxílio de serviço advocatício.

O prazo costuma ser de 7 meses a um ano. O processo costuma ser mais ágil quando o requerente abre o processo diretamente em Portugal, levando entre 2 e 4 meses.

Melhores lugares para morar e trabalhar em Portugal

O site ViaCarreira divulgou um levantamento no ano passado sobre as melhores de Portugal para se conseguir um emprego. Confira abaixo o resultado:

1. Lisboa – a capital portuguesa concentra as maiores empresas que atuam no país. O ViaCarreira consultou sites de empregos locais e identificou mais de 500 vagas abertas em diversos setores.

2. Porto – vizinha a Lisboa, a cidade é famosa por sujas belezas naturais e construções históricas. Os setores que mais geram emprego são infraestrutura, portuário e de transporte aéreo.

3. Algarve – considerada uma das cidades mais ricas de Portugal, Algarve é um dos principais destinos de turistas do mundo inteiro. Os interessados em trabalhar por lá podem buscar oportunidades nas áreas de turismo e hotelaria.

4. Aveiro – a cidade se destaca pela intensa atividade nos setores portuário, ferroviário e turístico. Interessados em trabalhar nas áreas podem se candidatar a vagas procurando uma das agências de emprego locais.

5. Braga – com mais de 180 mil habitantes, a cidade é uma das mais procuradas por jovens por causa de seu intenso movimento político e cultural. Os setores que mais oferecem oportunidades de emprego e empreendedorismo na cidade são gastronomia e artesanato.

Leia também

Saiba como ganhar dinheiro com comida

Livro sobre longevidade traz diferentes abordagens

Compartilhe com seus amigos