Cerca de 45 mil segurados em reabilitação profissional serão convocados pelos INSS para a realização de perícia nos próximos meses. O agendamento da avaliação teve início em setembro deste ano e deve ir até abril de 2023.

Aqueles que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez fazem parte do grupo de segurados em reabilitação profissional. O objetivo da convocação é constatar se esses beneficiários ainda têm direito ao benefício.

Quando um profissional fica incapacitado de trabalhar por motivo de doença, acidente ou deficiência, o INSS oferece a reabilitação profissional. Ela é um serviço da Previdência Social. No programa, os segurados têm a oportunidade de passar por uma reeducação ou readaptação profissional, com o objetivo de retornar ao mercado de trabalho.

Os segurados em reabilitação profissional que não passaram por perícia médica há mais de 365 dias devem ser convocados para avaliação.

De acordo com Késia Miriam Santos de Araújo, coordenadora de serviços previdenciários do INSS:

“Há se falado em pente-fino da reabilitação, mas essa informação é incorreta. Não se trata de um procedimento revisional, e sim de um procedimento padrão do programa de reabilitação profissional.”

Dos 150 mil segurados em reabilitação profissional, existe a previsão de convocação de 45 mil, segundo o INSS. O número corresponde aos que estão com a Data de Comprovação de Incapacidade vencida há mais de um ano.

Além disso, o prazo para a revisão de todos esses benefícios é de 180 dias. Isso significa que a convocação pode ser feita entre novembro de 2022 e abril de 2023.

Importante ressaltar que a reabilitação tem caráter obrigatório. Caso o segurado não atenda a convocação, poderá perder o benefício. Por isso é necessário estar atento à data da perícia agendada.
Sala de perícia de uma agência do INSS. Imagem para ilustrar a matéria sobre segurados em reabilitação profissional.

Crédito: Joa Souza/shutterstock

Como a convocação dos segurados em reabilitação profissional irá acontecer?

Aqueles que necessitam passar pela revisão devem receber a convocação por e-mail, ligação ou carta. Por isso é necessário que os dados cadastrais estejam atualizados no sistema Meu INSS.

As equipes de reabilitação profissional do INSS estão providenciando o agendamento desde setembro de 2022. O INSS ainda destaca que não pede dados pessoais nem senhas por telefone.

O segurado pode acompanhar a convocação ou confirmar as informações pelos canais remotos de atendimento. Toda o acompanhamento pode ser feito pelo portal Meu INSS, pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, e central de atendimento por telefone, no número 135.


Já imaginou receber conteúdos sobre trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Beneficiários do Auxílio Brasil têm até dia 11 para atualizar os dados no CadÚnico

PIS/PASEP 2023 terá novo valor, conforme salário mínimo

Saque do abono salarial pago pela CEF ficará disponível até dezembro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: