O décimo terceiro é um dos principais benefícios trabalhistas do Brasil. Enquanto a primeira parcela foi paga no dia 30 de novembro, a segunda parcela do décimo terceiro está prevista para ser quitada até o dia 20 de dezembro.

O bônus é um direito de todo trabalhador de carteira assinada na ativa, aposentados, pensionistas, colaboradores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente. Contudo, devido a pandemia, o décimo terceiro dos beneficiários do INSS foram antecipados, pelo segundo ano seguido. A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. Já a segunda, entre 24 de junho e 7 de julho.

Uma carteira de trabalho ao lado de notas de dinheiro. Imagem para ilustrar a matéria sobre segunda parcela do décimo terceiro.

Crédito: Brenda Rocha - Blossom/shutterstock

Esteja atento ao pagamento da segunda parcela do décimo terceiro

O pagamento do décimo terceiro é uma obrigação da empresa. A crise financeira, no entanto, criou dificuldade para que os empregadores cumprissem seus deveres com os funcionários. Com a primeira parcela paga até o dia 30 de novembro, o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser efetuado até o prazo limite: dia 20 de dezembro.

Caso a sua empresa não cumpra essa data, é possível acessar o site do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para realizar uma denúncia. Os empregadores que não pagam, ou o fazem com atraso, podem sofrer penalidades. Para cada colaborar do quadro com problemas no pagamento, a empresa terá uma multa administrativa no valor de R$ 170,25. Além disso, podem ocorrer correções do valor pago em atraso.

Portanto, esteja atento ao pagamento da primeira e da segunda parcela do décimo terceiro.


Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Valor do 14º salário do INSS é liberado e benefício tem previsão de pagamento

Salário mínimo atualizado: veja qual será o valor em 2022

Reforma da Previdência completa 2 anos e traz sentimento de perda para os brasileiros

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: