Se você anda preocupada(o) com a situação de imigrantes ilegais e de refugiados em todo o mundo e gostaria de fazer algo para ajudá-los, sem saber como nem o que, seus problemas acabaram! Dezenas de organizações internacionais estão oferecendo formas de colaboração das mais variadas, desde doação de mantimentos e agasalhos à compra de passagens aéreas.

As iniciativas existem há alguns anos, mas só recentemente ganharam visibilidade devido ao destaque que alguns casos receberam da imprensa internacional, como o de refugiados da guerra na Síria e de imigrantes ilegais separados de suas famílias ao tentarem entrar nos Estados Unidos pela fronteira com o México.


Que tal fazer um curso de inglês básico? O Instituto de Longevidade oferece um programa gratuito para quem tem mais de 50 anos. Saiba mais!


Revoltadas com a dura política do presidente Donald Trump, que só no mês de julho interceptou e prendeu 9.258 imigrantes que entraram ilegalmente no país, organizações como a Michigan Support Circle e a miles4migrants estão coletando pontos e milhagens de cartões de doadores e transferindo para quem precisa viajar e não tem condições financeiras. Para fazer uma doação, basta acessar a página dos programas e seguir as orientações de cada um.

A ACNUR, agência da ONU (Organização das Nações Unidas) para Refugiados, desenvolve ações em 130 países, oferecendo assistência e proteção aos refugiados que deixaram tudo para trás para salvar suas vidas. No Brasil, a agência tem seu escritório central em Brasília e unidades descentralizadas em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Boa Vista (RR). Os interessados em ajudar podem realizar doações mensais que ajudarão a ACNUR a acolher milhões de famílias nos campos de refugiados e nos centros urbanos, atendendo suas necessidades básicas de alimentação, saúde, moradia, educação, água potável e saneamento básico. O contato pode ser realizado pelo e-mail ONU_refugiados@unhcr.org ou pelo telefone (11) 2500-5286.

Escolha a que você mais se identifica e faça a sua parte.

Leia também

Aprenda como se comportar nos grupos de WhatsApp

Dia do canhoto: data foi criada para conscientizar sobre dificuldades

Compartilhe com seus amigos