Com o reajuste no preço dos imóveis, que deve ficar acima da inflação, o valor do aluguel e do sonho da casa própria ficarão mais caros. O cenário é resultado do impacto financeiro da guerra na Ucrânia, que afeta diretamente o valor das matérias-primas da construção civil.

Em 2021, com o aquecimento da economia, houve um crescimento na venda de imóveis residenciais. De acordo com o DataZAP+, em entrevista para o Globo, há expectativa de queda, por conta do aumento da Selic. Enquanto isso, a tendência é que os preços continuem a subir. A taxa Selic subiu de 2% a 11,75% em menos de um ano.

Devido a inflação acima de 10%, a expectativa é que as empresas façam o repasse do alto valor de custo. Aumentando, dessa forma, o preço dos materiais da construção civil, o que impacta diretamente no valor dos imóveis. Principalmente no preço dos novos.

O impacto do reajuste no preço dos imóveis

De acordo com a Caixa Econômica Federal, existe a previsão de alta de 10% em empréstimos. Mesmo sendo menor do que a do ano passado, de 21%, o uso do Fundo de Garantia foi autorizou para quem tem até 12 prestações do financiamento em atraso. Até então, apenas quem tinha três parcelas vencidas poderia usá-lo.

A medida é uma forma de facilitar o pagamento dos atrasos de compras de imóveis. É voltada, principalmente, para aqueles que participam de projetos como Casa Verde e Amarela, segmento de moradia popular.

Miniaturas de casas ao redor de um pode cheio de moedas. Uma mão segurando uma seta vermelha que indica aumento. Imagem para ilustrar a matéria sobre o reajuste no preço dos imóveis.

Crédito: Tinnakorn jorruang/shutterstock

Como equilibrar as finanças diante do reajuste no preço dos imóveis

Com o reajuste no preço dos imóveis e a alta na taxa Selic, todo o ramo de construção civil será impactado. O que significa dizer tanto a compra de um imóvel quanto o custo de uma reforma serão altos em 2022. Por isso, planejamento financeiro é fundamental.

Faça pesquisa de orçamento e não compre por impulso. Organize as suas finanças e trabalhe com listas de sonhos, seja para a sua reforma, mudança, aluguel ou compra da casa própria. Estar preparado para o cenário econômico é fundamental para a construção da sua Longevidade Financeira.


Baixe a planilha de realização dos sonhos e veja como se organizar para conquistar o seu imóvel ou casa desejada.

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro

Leia também:

Casa compartilhada: um novo conceito para moradia durante o envelhecimento

Quanto devo economizar a cada idade para garantir uma aposentadoria tranquila?

Bandeira escassez hídrica será encerrada e conta de luz pode ficar mais barata

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: