Na última semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste na conta de energia. Ele será de 15 a 25% e para oito estados. Em pronunciamento à TV Câmara, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu sensibilidade às distribuidoras para que não haja o aumento.

Lira juntamente com o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e parlamentares discutiram a situação do reajuste na conta de energia e do projeto de decreto legislativo que susta esses aumentos.

As discussões estão se concentrando na viabilidade do PDL 94/22 (Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo). O texto, de autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE), já está em tramitação. Ele suspende a decisão da Aneel, mas é voltado apenas para os consumidores atendidos pela Enel Distribuição, no Ceará.

O presidente da Câmara diz que espera que a solução “venha da sensibilidade da Aneel e das distribuidoras, que fazem das concessões, neste momento do Brasil, um tema de muita discussão”.

Segundo Lira, o ministro Sachsida saiu da reunião com a incumbência de se reunir com as distribuidoras, com a Aneel e com os parlamentares para discutir uma saída equilibrada. A partir disso, serão propostas soluções para a diminuição do reajuste na conta de energia que, apesar de contratual, pode ser minimizado.

A intenção, segundo o presidente da Câmara dos Deputados, é anular o aumento não apenas no Ceará, mas em outros estados. Nesta terça-feira (24), está prevista na pauta votação de projeto que limita alíquotas de tributos sobre energia e combustíveis.

Um filtro de linha ligado com algumas tomadas. Imagem para ilustrar a matéria sobre reajuste na conta de energia. Crédito: Hrytsiv Oleksandr/shutterstock

Reajuste na conta de energia: como economizar?

Em momentos de reajuste de tarifa, é preciso pensar na economia e repensar no consumo do cotidiano. Reduzir os gastos com a energia também é uma forma de conscientização. Veja algumas atitudes abaixo que podem te ajudar a economizar.

  • Reduza o tempo do banho ou diminua a temperatura, se o chuveiro for elétrico.

  • Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo.

  • Substitua as lâmpadas incandescentes pelas de LED. O modelo pode representar uma economia de até 70% na sua conta de luz.

Confira outras dicas e veja como economizar na sua conta de energia.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Conta de luz alta? Veja como economizar nas despesas do seu condomínio

Economia Circular: como esse conceito pode ajudar no seu controle financeiro?

O que fazer para proteger o bolso do cenário econômico de 2022

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: