Segundo o Ministério Público, uma em cada quatro mulheres que são vítimas de violência doméstica não conseguem se separar do marido por causa da dependência financeira. Por não possuir uma fonte de renda fixa, não conseguem se livrar das agressões, sequer sair de casa. O Programa Tem Saída busca reverter esse cenário e oferecer oportunidades para essas mulheres. 

Por meio do projeto, empresas se uniram para disponibilizar vagas de emprego para aquelas que sofrem com violência doméstica. O Programa Tem Saída foi lançado em agosto de 2018, com o propósito de desenvolver autonomia financeira para mulheres que dependem dos companheiros.  

A iniciativa, lançada em São Paulo, é uma parceria entre o Ministério Público, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça, a OAB-SP, a ONU Mulheres e empresas privadas.  

Em agosto de 2021, o programa completou três anos e conseguiu oferecer mais de 200 vagas de emprego, com 20% de admissões, desde o início da pandemia.  

Mulher 40+ vestida de camareira, segurando uma vassoura dentro de um quarto de hotel. Imagem ilustrativa para conteúdo sobre o Programa Tem Saída

Crédito: Yakobchuk Viacheslav/shutterstock

Como o Programa Tem Saída funciona? 

Para participar do programa, é preciso realizar atendimento no Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário ou delegacia. A vítima será então encaminhada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para participar da seleção de emprego.  

O processo seletivo, contudo, é diferenciado. As candidatas contam com apoio de uma equipe técnica da Secretaria e também das áreas de recursos humanos das empresas parceiras, que recebem treinamento para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.  

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato com a Prefeitura de São Paulo através do e-mail temsaida@prefeitura.sp.gov.br ou ligue para o serviço SP156. 


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Leia Também:

Calculadora de aposentadoria: faça os cálculos e veja o seu resultado

Investir ou poupar: o que fazer com seu dinheiro para garantir uma aposentadoria tranquila

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: