Paulo Guedes, atual ministro da economia, afirmou que o governo estuda desvincular o reajuste do salário-mínimo e aposentadorias ao índice de inflação do ano anterior. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 20 de outubro. Contudo, ele negou que o objetivo seja impedir o ganho real dos trabalhadores e aposentados. No plano de Guedes, a mudança pode vir em uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

O texto da PEC está sendo construída para garantir recursos ao pagamento do Auxílio Brasil. De acordo com o ministro, em entrevista coletiva após encontro com empresários na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro:

"É claro que vai ter o aumento do salário-mínimo e aposentadorias pelo menos igual à inflação, mas pode ser até que seja mais. Quando se fala em desindexar, as pessoas geralmente pensam que vai ser menos que a inflação, mas pode ser o contrário."

A proposta de desindexação do reajuste no plano de Guedes. Porém é um processo é um processo em estudo desde o início do governo Bolsonaro. A alteração, de acordo com o ministro, seria uma das medidas para correção do teto de gastos do país. Ela é tratada pela equipe econômica como "plano 3D - desobrigar, desindexar e desvincular".

Dessa forma, a alteração pode vir a ser incluída na PEC para tributar lucros e dividendos como fonte de recursos para pagamento do programa de distribuição de renda.
Paulo Guedes sentado, em uma coletiva. Imagem para ilustrar a matéria sobre plano de Guedes.

Crédito: A.RICARDO/shutterstock

Como é o plano de Guedes para os reajustes

Guedes enfatizou que 96% do orçamento do país é "carimbado". O que significa dizer que já existe uma destinação obrigatória que impede mudanças na execução das contas públicas do governo. Para ele, essa inflexibilidade do use dos recursos contraria à própria concepção de governo.

Para o plano de Guedes, ao desindexar o reajuste do salário-mínimo à inflação será possível gerenciar melhor o orçamento.

"Precisamos colocar mais inteligência nos orçamentos e mais política nos orçamentos em vez de simplesmente seguir uma regra de vinculação e indexação que pode, às vezes, ser inadequada", defendeu.

“A PEC que está combinada já de sair, combinada politicamente, com compromissos, é a taxação sobre lucros e dividendos para pagar o Auxílio Brasil. Isso tem que acontecer rápido justamente para garantir o ano que vem”, de acordo com o ministro.

Sem apresentar muitos detalhes sobre acordos políticos já feitos, garantindo a aprovação da proposta, o plano de Guedes deve ser apresentado ao Congresso logo depois do 2º turno das eleições. Sua proposta é acrescentar mecanismos que permitam mudar a arquitetura fiscal do país. Sendo possível, dessa forma, ter maior flexibilidade na gestão dos recursos.


Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Empréstimo do Auxílio Brasil: valor disponibilizado já soma mais de R$ 1,8 bilhão

Votar serve como prova de vida, mas fake news confunde aposentado

Eleições 2022: podemos falar em impactos do crescimento do eleitorado idoso?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: