A partir desta quinta-feira, dia 31 de março, o abono salarial de anos anteriores poderá ser sacado. O montante representa um total de R$ 208 milhões e, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 320 mil trabalhadores não sacaram o PIS/PASEP esquecido referente ao ano-base de 2019 no tempo devido.

Essa é uma nova chance para aqueles que já deveriam ter sacado entre julho de 2019 e junho de 2020 e não fizeram. O prazo para requerer os valores teria em fevereiro, mas foi adiado para a partir do dia 31 de março.

Esse lote, no entanto, é diferente do que foi liberado esse ano, que é referente ao ano-base de 2020. É válido lembrar que esse “lote esquecido” é rente ao ano-base de 2019.

Como sacar o PIS/PASEP esquecido?

Para sacar o “PIS/PASEP esquecido”, é necessário fazer uma requisição formal de reemissão. Ela pode ser feita das seguintes formas:

Presencialmente com um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho;

Pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, colocando no lugar de "UF" a sigla do estado em que o trabalhador reside.

De acordo com o ministério, a pessoa terá até até dia 29/12 para sacar, caso peça a reemissão. Se não sacar, poderá somente realizar o saque no calendário do próximo ano pedindo mais uma vez a reemissão.

Aplicativo do PIS aberto em um celular. Imagem para ilustrar a matéria sobre pis/pasep esquecido.

Crédito: rafapress/shutterstock

Como consultar se tem valores para sacar?

Para realizar a consulta basta acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android ou iOS, ou ligar para o telefone 158.

Importante destacar também que o valor de R$ 208 milhões do “PIS/PASEP esquecido" não deve ser confundido com os valores esquecidos nos bancos, pelo sistema Valores a Receber do Banco Central (BC).


Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Abono salarial do PIS/PASEP: Confira o calendário completo

Greve dos servidores do INSS: ao todo, 20 unidades estão paralisadas

Férias para quem tem mais de 50 anos de idade: veja o que mudou depois da Reforma

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: