O pagamento da primeira parcela do 13º de aposentados termina nesta sexta-feira, dia 6 de maio. Ele será feito para aqueles que têm os números finais 5 e 0 do cartão de benefício NIS e recebem acima de um salário mínimo.

Além disso, quem recebe até um salário mínimo e tenha o final 0 no cartão do NIS também recebe hoje o pagamento da primeira parcela do 13º de aposentados. No dia 7 de junho, o pagamento final, da segunda parcela do 13º, será feito para ambos os grupos. Confira o calendário completo.

Como será o pagamento da primeira parcela do 13º de aposentados?

O benefício antecipado começou a ser pago em abril. Mais de 31 milhões de segurados receberão o crédito. De acordo com o calendário oficial, o pagamento da primeira parcela do 13º de aposentados termina em 6 de maio.

Já o pagamento da segunda parcela começa no dia 25 de maio, para aqueles que recebem um salário mínimo. Quem recebe acima de um salário mínimo terá acesso ao benefício a partir do dia 1º de junho.

Nem todos os aposentados e pensionistas serão beneficiados com o pagamento da primeira parcela do 13º de aposentados. Entre a exceção estão:

  • Quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é voltado a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência;

  • RMV (Renda Mensal Vitalícia), um benefício extinto em 1996 destinado aos maiores de 70 anos e deficientes incapacitados.


O aplicativo do INSS aberto em um celular. O celular sobre notas de 50 e 100 reais. Imagem para ilustrar a matéria sobre o pagamento da primeira parcela do 13º de aposentados.

Veja como consultar o pagamento da primeira parcela do 13º de aposentados

É possível realizar a consulta de benefícios do INSS a através da central de atendimento por telefone, no número 135. Ao realizar a ligação, basta informar o número de CPF e algumas informações cadastrais. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Também é possível acessar o site Meu INSS. Após fazer login na tela inicial, basta clicar em "Extrato de Pagamento". Assim será possível verificar todos os detalhes de benefícios concedidos.

Além disso, aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, também fornece informações sobre benefícios e pagamentos. Basta fazer login para verificar todo o histórico do beneficiário e informações gerais.


Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Mudança nos benefícios do INSS: Medida Provisória prevê alterações em aprovações e cursos

Aposentadoria: especialistas dão sugestões para que ela seja mais plena

Quanto devo economizar a cada idade para garantir uma aposentadoria tranquila?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: