Os novos cartões do Auxílio Brasil começaram a ser distribuídos e contam com um diferenças no modelo. Após nove meses de programa social, que originalmente era o Bolsa Família, o diferencial do cartão é a presença de um chip.

O objetivo da mudança é que, com os novos cartões do Auxílio Brasil, será possível usar a função débito. Não sendo mais necessário se deslocar para as agências bancárias para resgatar o dinheiro do benefício. O saque será permitido na rede da Caixa Econômica e em Bancos 24h.

Segundo o Ministério da Cidadania, 3,2 milhões de novos cartões foram emitidos em junho e já estão sendo distribuídos pelos Correios.

Quem será beneficiado com os novos cartões do Auxílio Brasil

Cerca de 6,6 milhões de famílias, que participam do programa, serão contempladas com os novos cartões do Auxílio Brasil. A distribuição será feita de maneira gradual e escalonada. Contudo, o calendário de entrega ainda não foi divulgado.

A prioridade, nessa primeira fase, será para quem ingressou no programa a partir de dezembro de 2021. Esse grupo, por não ter o cartão do benefício, recebe o valor mensalmente na poupança social digital da Caixa. Isso porque, quando o programa mudou, novos cartões deixaram de ser emitidos.
Um celular com o aplicativo do Auxílio Brasil aberto. Ao fundo, uma tela de computador com a logo do Auxílio Brasil. Imagem para ilustrar a matéria sobre novos cartões do Auxílio Brasil Crédito: rafapress/shutterstock

E como ficam os novos cartões?

Mesmo com as facilidades dos novos cartões do Auxílio Brasil, os antigos continuam válidos.

Ou seja, quem ainda não recebeu o novo modelo ou está fora do grupo prioritário ainda poderá usar o seu cartão normalmente, sem ser lesado.

Ainda, é possível acompanhar o envio das seguintes formas:

  • Ligando para a central de atendimento da Caixa, nos telefones 0800-104-0104 e 4004-0104;

  • Indo presencialmente a uma unidade da Caixa Econômica Federal.

Novos cartões do Auxílio Brasil eram necessários?

A substituição do cartão foi uma medida questionada por um grupo de deputados federais no Tribunal de Contas da União (TCU). O custo estimado da mudança aos cofres federais é de R$ 324 milhões.

Deputados afirmam que a medida é um mau uso do dinheiro, já que os antigos cartões seguem funcionando normalmente, mesmo após a transição do programa.


Quando temos mais facilidades para realizar compras e gastar dinheiro, mais é necessário ter controle dos gastos. Baixe a planilha de Planejamento Financeiro e veja a melhor forma de controlar as suas finanças.

Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Empréstimo Auxílio Brasil: entenda como ele pode funcionar

Programa Auxílio Brasil: conheça os 9 benefícios

Lucro do FGTS já tem previsão de data para pagamento. Veja quem tem direito

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: