O novo modelo de carteira de identidade começa a ser emitido no estado de São Paulo a partir desta terça-feira (20). Com novos dispositivos que oferecem maior segurança contra falsificações, como um QR Code que garante a autenticidade do documento, a nova carteira de identidade possui dimensões reduzidas e reúne outras informações como número de título de eleitor, de carteira de trabalho, certificado militar e CNH (carteira nacional de habilitação).

Além disso, o documento informará o tipo sanguíneo e se a pessoa é portadora de alguma necessidade especial. Também será possível incluir o nome social no documento, sem a necessidade de alterar o registro civil.




Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade! 


A emissão da nova carteira de identidade será realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD/DIPOL), da Polícia Civil. O agendamento é feito gratuitamente pelo site do Poupatempo, mas vale lembrar que a versão antiga do RG continua valendo.

Até o momento, oito estados já aderiram ao novo formato, que segue as regras dispostas pelo Decreto Federal nº 9.278/2018, que padroniza o documento nacionalmente. São eles: Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Os demais estados terão até março de 2020 para aderir à nova carteira de identidade.

Compartilhe com seus amigos