A novela Mulheres Apaixonadas, exibida em 2003 e escrita pelo autor Manoel Carlos, marcou toda uma geração de telespectadores por abordar temas até então não explorados na televisão brasileira. É o caso da violência contra o idoso, que a personagem Dóris, interpretada por Regiane Alves, praticava com os avós, os atores Carmem Silva e Oswaldo Louzada.

“Quando vocês vão colocar esses dois velhos no asilo para eu ter o meu quarto de volta?” e “Está na hora de vocês saírem dessa casa e irem direto para o asilo” são algumas das falas marcantes da personagem. Sem contar as outras agressões verbais e psicológicas mostradas com frequência durante a trama.

Mulheres Apaixonadas será reprisada pelo canal Viva, a partir do dia 24 de agosto. Mesmo após quase duas décadas desde sua primeira exibição, os temas abordados ainda permanecem tão atuais como naquela época. O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon entrevistou a atriz Regiane Alves, que avalia a novela com um saldo muito positivo, pois falou sobre violência contra o idoso de forma direta.

Mulheres Apaixonadas ajudou a acelerar a criação do Estatuto do Idoso

“Foi um olhar novo para o problema, que gerou o questionamento sobre ‘o que podemos fazer?’. O mercado começou a perceber as pessoas idosas”. Do questionamento à atitude, a trama evidenciou a necessidade de proteger legalmente esse público e ajudou a acelerar a criação do Estatuto do Idoso, aprovado no mesmo ano.

Ao comentar sobre o assunto, a atriz disse empolgada que foi muito gratificante e lembrou do convite que recebeu para ir ao Senado apoiar o projeto. “Quem diria que uma personagem pudesse me levar pra Brasília para tratar de um assunto tão importante. Muitas vezes a arte é vista somente como entretenimento, mas ela também proporciona reflexão e ajuda a sermos cidadãos melhores”.

Apesar do grande passo, muitas pessoas idosas no Brasil ainda sofrem com maus tratos. De acordo com dados do Disque 100, denúncias de violência contra idosos quintuplicaram durante a pandemia. Uma das razões é o aumento da convivência no período de isolamento. A atriz acredita que muitas vezes falta orientação para saber lidar e cuidar de uma pessoa de mais idade.


Pensando no bem-estar de quem você mais ama, a MAG Seguros criou um seguro contra acidentes para quem tem mais de 60 anos. Clique aqui e garanta o seu em menos de 5 minutos.


“Os familiares precisam ser muito bem orientados, pois muitas vezes não sabem como lidar. Entendo que essa pessoa responsável pelos cuidados do ente mais velho também precisa de apoio”.

Dóris causou revolta entre os telespectadores

O grande público ficou envolvido com as cenas em que Dóris aparecia e acompanhava a novela torcendo para ela se arrepender do que fazia ou ter um final triste. Por outro lado, como comenta Regiane, outros telespectadores vibravam com a personagem.

“Eu confesso que achava estranhíssimo uma pessoa que maltratava pessoas tão boas ser glorificada”, lembra. “Existia uma certa identificação com a Dóris. Era uma menina que falava coisas que as pessoas não tinham coragem de falar”.

Longevidade financeira, mente ativa e corpo em movimento

“Guarda hoje pare ter lá na frente”. Esse foi um dos ensinamentos que Regiane aprendeu com o pai, que atualmente tem 73 anos. “Ele é uma pessoa que me deu muita educação financeira. É um exemplo que eu tenho a seguir”, afirma.

Outros professores da vida foram seus amigos de cena. “Eu aprendi muito com a Carmem e o Oswaldo que a vida é feita de altos e baixos. Eu olhava para ela e me perguntava se na idade dela estaria atuando. Ela era sempre tão feliz e cheia de histórias. Foi um caso de amor entre nós três”.

E se um dia acontecer uma nova versão de “Mulheres Apaixonadas”, a atriz se pergunta se viverá o papel da avó. “Gosto muito da versatilidade e poder fazer arte para que as pessoas pensem e se divirtam. Acho que ela vai fazer parte da minha vida até lá na frente (...) O corpo precisa estar em movimento, a máquina não pode parar”, finaliza.

Sobre o Estatuto do Idoso

O Estatuto do Idoso, no Brasil, estabeleceu direitos aos idosos com punições previstas para quem violá-los a fim de proporcionar melhor qualidade de vida para o público. Pela lei, os filhos maiores de 18 anos são responsáveis pelo bem-estar e saúde dos pais acima de 60 anos.

De acordo com o Estatuto:

  • "Artigo. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos."
  • "Artigo. 2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade."
  • "Artigo. 2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: