Pessoas com deficiência física (PCD) serão isentas de pagar o Imposto de Renda. A mudança é uma substituição do Projeto de Lei 1.599/15, de autoria do Deputado Ronaldo Carletto (PP/BA). Inicialmente, com o PL, os pais de PCD seriam isentos do pagamento, considerando as despesas com criação e tratamento. Com a substituição, as próprias pessoas com deficiência terão o direito à isenção do Imposto de Renda.

PCD imposto de renda: além da isenção, a proposta também inclui:

  • Autoriza a dedução de despesas com cuidadores, nos casos em que existe a necessidade de suporte nas atividades diárias para pessoas com deficiência e para idosos; 
  • Suprime o limite de despesas na declaração; 
  • Multiplica o valor da dedução com dependentes de pessoas com deficiência por três.

Duas pessoas caminham lado a lado em uma estrada. Uma não aparenta ter deficiência física, enquanto a outra está de cadeira de rodas. Imagem ilustra a notícia sobre isenção do Imposto de Renda para pessoas com deficiência física.

Duas pessoas caminham lado a lado em uma estrada. Uma não aparenta ter deficiência física, enquanto a outra está de cadeira de rodas. Crédito: CC7/shutterstock

PCD tem isenção de imposto de renda?

A isenção do imposto de renda para pessoas com deficiência já é regulamentada pela Lei Federal nº 7.713/1988. Contudo, a lei prevê isenção para doenças graves. Não necessariamente pessoas com deficiência. 

O novo texto, apresentado pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF), desonera a aposentadoria da própria pessoa com deficiência. Ou seja, não haverá esse desconto, em um sistema similar à da aposentadoria de pessoas com doenças graves. Aproveite e veja as principais notícias sobre aposentadoria.

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, caso sancionado, os benefícios entrarão em vigor no ano subsequente ao de sua aprovação.

Como conseguir isenção de imposto de renda para deficientes?

A isenção não é automática. É preciso declarar o Imposto de Renda e alegar a deficiência física para ter acesso aos benefícios. Contudo, como dito anteriormente, o projeto segue aguardando a designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Se você está planejando sua aposentadoria, faça uma simulação agora e descubra quando irá se aposentar. 


Leia também:

Valor da aposentadoria em 2022: veja agora como calcular o seu benefício para o próximo ano

Saiba em que casos o afastamento pelo INSS conta para a aposentadoria

Saiba como calcular o tempo de contribuição para aposentadoria

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: