Você sabia que o INSS nega benefícios em alguns casos e que as recusas do Instituto vêm crescendo desde 2019? Isso acontece por algumas razões, mas é possível estar atento para evitar. 

Um dos principais motivos que levam o INSS a negar benefícios é a falta de entrega de documentos essenciais. É importante, portanto, estar bem atento para o que deve ser entregue. Vai depender do benefício que está sendo pedido.

Além da falta de documentos, o INSS nega benefícios em situações como essas:

  • Há divergência de dados no Cadastro Nacional de Informações (CNIS) ou entre os dados do INSS e aqueles que o segurado informa.
  • Os atestados médicos não são válidos. Isso pode acontecer quando falta assinatura ou registro do médico, por exemplo.
  • Quando é difícil comprovar contribuições. Ou, ainda, quando os registros na carteira não estão no CNIS ou estão marcados incorretamente.
  • Quando a empresa não repassou as contribuições ao INSS ou não deu baixa na carteira após a demissão.
  • Quando o empregador não informou a atividade insalubre e falta o perfil profissiográfico previdenciário (PPP) necessário nestes casos. Neste caso, caso a empresa não exista mais, vale contatar os responsáveis através da Receita Federal. Isso porque mesmo em caso de falência dá para acessar o contrato social da empresa e localizar os sócios.

Imagem de uma carteira de trabalho ao lado de uma caneta, sobre uma mesa para ilustrar a matéria sobre INSS nega benefícios.Crédito: Brenda Rocha- Blossom/shutterstock

O INSS nega benefícios por outras razões também:

Além dos motivos citados, há outros que podem levar o INSS a negar benefícios sociais como um pedido de aposentadoria. Entre eles:

  • Quando o segurado está recebendo outro benefício previdenciário e pede aposentadoria ou vice-versa.
  • Quando o segurado não atende às regras de transição de alguma forma.
  • Quando não há um mínimo de 180 contribuições (15 anos).
  • Quando a idade mínima não foi completada.
  • Quando não há reconhecimento do período rural trabalhado para somar no tempo contribuído.

De acordo com os especialistas, é importante prestar atenção aos documentos necessários antes de fazer a requisição. O INSS nega benefícios quando eles naõ estão de acordo conforme dissemos. É possível entrar no site do INSS ou aplicativo para checar o que é necessário. E caso o segurado tenha perdido a carteira de trabalho, ele deve buscar documentos para comprovar o tempo de trabalho, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou termo de rescisão de contrato de trabalho.


Associados do Instituto de Longevidade têm atendimento exclusivo no programa de Assistência do INSS. Conheça a iniciativa e tenha essa facilidade para conquistar o melhor caminho para a sua aposentadoria.


Leia também:

Pensão por morte: saiba o que é e como solicitar o benefício ao INSS 

É possível solicitar salário-maternidade mesmo desempregada? 

Veja as novas regras do atendimento presencial do INSS 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: