A greve dos servidores do INSS começou no dia 23 de março e já atingiu boa parte do país. O Distrito Federal e mais 19 estados aderiram à paralisação, afetando o atendimento em muitas agências.

É importante que os segurados do INSS estejam cientes da situação para que não sejam prejudicados. A  movimentação da greve não abrange todas as agências. Por isso, é indicado que os aposentados e pensionistas verifiquem se a unidade em que seu atendimento foi marcado aderiu à greve dos servidores do INSS.

O portal do INSS conta com informações sobre todas as agências. O que inclui endereço e número de telefone de cada unidade aberta. Para ter acesso a essas informações, basta clicar em "mapa de agências abertas" e depois selecionar o seu estado. O mapa indicará as unidades da sua cada cidade, informando o número de contato.

Além disso, o Meu INSS também conta com a lista de endereço de todas as agências. Contudo, o site não informa os números de telefone, sendo necessário verificar presencialmente se aderiram ou não à greve dos servidores do INSS.

Caso haja paralisação total das unidades, será necessário remarcar o atendimento para outro dia. Até que, assim, ele volte a ser normalizado. O reagendamento pode ser feito pelo site, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Também é possível realizar serviços através do aplicativo, disponível para iOS e Android, antes de procurar atendimento presencial. Por esse canal digital, diversos tipos de serviços estão disponíveis. É possível acompanhar pedido de aposentadorias, verificar benefício assistencial e pensão por morte, pedido do salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício e certidão de tempo de contribuição.

A fachada do INSS. Imagem para ilustrar a matéria sobre greve dos servidores do INSS. Crédito: Rafastockbr/shutterstock

Entenda o motivo da greve dos servidores do INSS

De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) a categoria está reivindicando pautas protocoladas em janeiro de 2021. Entre elas, o reajuste emergencial de 19,99% (perdas salariais dos últimos três anos), arquivamento da PEC 32. Além da revogação da Emenda Constitucional 95/2016. A emenda, do “teto de gastos”, instituiu o novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União. A categoria também pede melhorias nas condições trabalhistas.

Na última semana, dia 16 de março, os representantes da Fenasps e do SPFs realizaram um ato na Esplanada dos Ministérios. Contudo, o Ministério da Economia não recebeu nenhum dos representantes para reuniões.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o INSS teve uma redução significativa dos custos administrativos pela aposentadoria. Desde 2021, quase 50% do quadro efetivo de servidores foi reduzido.

Até o momento, o Governo não se manifestou em relação à greve dos servidores do INSS.


E você, já é aponsentado? Se a sua aposentadoria está próxima, faça o teste abaixo e veja qual é o melhor caminho para conquistar a sua.

Leia também:

Classificação do idoso: projeto pode mudar idade para 65 anos

Benefício do INSS: mais rápido para quem tem 75 anos ou mais

Medidas protetivas para idosos: aprovado PL que estabelece agilidade na adoção

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: