A greve do INSS durou cerca de dois meses e, após negociação, foi encerrada na segunda-feira, dia 23 de maio. Os servidores já retornaram para as suas atividades presenciais. Além disso, eles se comprometeram a repor os dias parados. Assim, será possível agilizar a análise de processos e a concessão de benefícios.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será feito um plano de compensação. O planejamento da reposição será feito nos próximos dias. 

A greve do INSS chegou ao fim a partir de um acordo. Ele foi assinado assinado no Ministério do Trabalho e Previdência na presença do ministro José Carlos Oliveira, do presidente do INSS, Guilherme Serrano, da diretora substituta de Gestão de Pessoas do INSS, Eva Lorena Ferreira, e representantes da categoria.

Greve do INSS: servidores se comprometem a agilizar os serviços

As pautas protocoladas pelos servidores foram relacionadas à valorização da carreira, além de outras demandas. Entre elas, o acordo prevê a criação de um comitê permanente para melhorias do programa de gestão e dos processos de trabalho dos serviços previdenciários (Serviço Social e Reabilitação Profissional), com participação paritária de representantes da carreira e o INSS, com poder deliberativo para apresentação das propostas à presidência da autarquia.

Segundo Guilherme Serrado, presidente do INSS, todos os esforços atuais serão para agilizar as aprovações de pedidos de segurados. “Trabalharemos para normalizar nosso atendimento o mais rápido possível nas agências de todo o país. Estamos focados em agilizar as análises e concessões de benefícios dos segurados”, comenta.

Ainda de acordo com o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira “com a assinatura de mais este acordo retomamos nossa capacidade de atendimento à população. Todos os serviços do INSS e da perícia médica estão sendo retomados e, em breve, vamos encurtar essa espera dos segurados por um benefício”.
Uma sala de perícia médica do INSS. Imagem para ilustrar a matéria sobre Greve do INSS. Crédito: Joa Souza/shutterstock

Tempo de espera do benefício do INSS

Mais de 1,7 milhão de pedidos de benefícios previdenciários entraram na fila para serem analisados ou concedidos em março. Os dados são do boletim estatístico da Previdência Social, elaborado pela Secretaria de Políticas de Previdência Social/Coordenação-Geral de Estatística, Demografia e Atuária.

Desse total, 1.463.754 ainda aguardavam a primeira avaliação e 238.607 já haviam passado pela análise do INSS, necessitando, apenas que o segurado apresentasse documentação para a conclusão.

O tempo médio de concessão dos benefícios era de 80 dias, chegando a 149 dias no Amapá. O que representa cerca de cinco meses para a aprovação dos pedidos.

Com o término da greve do INSS e no que diz respeito ao compromisso com a reposição de dias não trabalhados, os médicos peritos têm a expectativa de trabalhar para reduzir o estoque das perícias não realizadas.


Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Mudança nos benefícios do INSS: Medida Provisória prevê alterações em aprovações e cursos

Códigos do INSS: confira qual usar na guia da previdência social

Benefício do INSS: mais rápido para quem tem 75 anos ou mais

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: