O golpe do saque-aniversário é uma nova modalidade usada por criminosos para sacar dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). No golpe, além do próximo saque, os golpistas também solicitam empréstimos na conta das vítimas. 

Em geral, a pessoa que sofreu o golpe apenas sabe da situação depois de tentar acessar algum serviço do banco. É nesse momento que a vítima percebe que o CPF está cadastrado e vinculado em um e-mail desconhecido.

O que fazer caso seja vítima do golpe do saque-aniversário?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, é necessário que uma contestação seja realizada. A ação deve ser feita em uma agência do banco e, para isso, a pessoa deve ter em mãos o CPF e algum outro documento de identificação com foto.

Os criminosos apenas conseguem aplicar o golpe do saque-aniversário caso tenham acesso a alguns dados da vítima. A Caixa afirma que não envia e-mail, SMS, WhastaApp ou realiza ligações para solicitar atualizações de dados cadastrais. Por isso, é preciso estar atento.

Caso o cliente do banco receba algum tipo de mensagem em nome da Caixa, o indicado é não responder.

Além disso, a Caixa recomenda que os trabalhadores apenas utilizem os canais oficiais para obter informações sobre o FGTS. Fornecer senhas e dados de acesso em outros sites ou aplicativos é um risco para a conta.

Também como recomendação, a Caixa sugere:

  • Não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acessar a conta ou ver valores.
  • Não dar informações sobre senha e acesso para quem entra em contato por e-mail, SMS, WhastaApp ou ligações.
  • Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados, inclusive no celular.
  • Realizar cadastro apenas nos canais oficias, como site e aplicativo oficial do FGTS, disponível para Android e iOS.
  • Evitar links suspeitos e usar apenas os canais oficiais para obter informações.
  • Realizar o cadastro no aplicativo do FGTS. Uma vez cadastrado nesse espaço, o trabalhador previne que golpistas possam ter acesso à conta.

Um criminoso, ligando para uma pessoa e olhando para um computador. O homem usa máscara no rosto e está aplicando o golpe do saque-aniversário.

Como denunciar o golpe do saque-aniversário?

Para realizar uma denúncia, basta enviar uma mensagem por e-mail para abuse@caixa.gov.br. A Caixa, então, irá disponibilizar orientações de segurança na internet.

De acordo com o banco, caso o trabalhador identifique um saque que não realizou, o prazo para conclusão da apuração é de até 60 dias corridos. Eles são contados a partir da data de formalização da solicitação.

Esse prazo, segundo o banco, decorre da necessidade de se obter informações da instituição financeira para a qual os recursos foram encaminhados.

Se a contestação proceder, os valores são restituídos à conta de FGTS. Além disso, os dados cadastrais são atualizados com base nas informações fornecidas pelo trabalhador.

Caso o saque ainda não tenha sido efetivado, a banco afirma que efetua o retorno da modalidade de saque-aniversário. O prazo para conclusão da análise é de até 15 dias úteis.

Em caso de antecipação do saque-aniversário do FGTS, após a análise, caso seja verificado que houve fraude, o banco afirma que vai cancelar a garantia contratada. Isto inclui as transferências programadas para a instituição financeira referentes à operação irregular e a liberação dos valores bloqueados.


Tenha acesso aos benefícios do Instituto de Longevidade, como cursos gratuitos de requalificação e descontos em medicamentos em farmácias de todo o país. e confira.


Leia também:

Fake News do Censo 2022: as informações sobre o corte no Auxílio Brasil são falsas

FGTS poderá ser usado para quitar prestações atrasadas da casa própria

 Saque aniversário do FGTS: veja quem recebe neste mês e confira o calendário completo 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: