Alguns boatos estão circulando nas redes sociais e causando desinformações. A Fake News do Censo 2022 é a mais recente delas e diz que os beneficiários do Auxílio Brasil que não responderem ao questionário terão o pagamento cortado.

Mas essa não é a única Fake News do Censo 2022. Outra desinformação circulando é o boato de que os agentes do Censo usam celular como urna eletrônica e roubam dados para fraudar o pleito. Ainda, e mais recorrente, existe um alerta de que falsos agentes entram nas casas das pessoas e anunciam assalto.

Nesse último caso, uma foto falsa do "suspeito de assalto" é divulgada, informando que o suposto assaltante teria sido preso. A imagem, no entanto, é usada desde 2014 e ganhou força com o Censo 2022.

Toda Fake News do Censo 2022 foi, contudo, desmentida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Cidadania e tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fake News do Censo 2022: o que diz o IBGE sobre o caso

O Instituto disse, em nota, que "não são verdadeiras as informações que vinculam o Censo 2022 ao pagamento de qualquer programa social. As informações prestadas pelos entrevistados são mantidas em completo sigilo pelo IBGE, sendo apenas utilizadas para compor estatísticas para o conjunto da sociedade".

Segundo o Ministério da Cidadania, órgão responsável pelo programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil apenas pode ser suspenso em caso de informações divergentes no Cadastro Único (CadÚnico).

É por meio do processo de análise da situação das famílias que o benefício pode ser mantido ou cancelado. Além disso, toda a atualização é previamente avisada aos beneficiários. Então, caso as famílias não preencham mais os requisitos para receber o pagamento, o benefício é suspenso.

Ou seja, não responder ao Censo 2022 não é uma prática que pode cancelar o pagamento do Auxílio Brasil. Mas o Ministério da Cidadania esclarece que "é importante destacar que a recusa em prestar esclarecimentos ao Censo é passível de multa e prejudica a construção de um retrato fiel do Brasil e dos brasileiros".
Uma agente do Censo 2022 coletando dados. Imagem para ilustrar a matéria sobre Fake News do Censo 2022.

Crédito: rafapress/shutterstock

Fake News sobre roubo de biometria

Um áudio fake também está circulando nas redes sociais. Nele, um homem diz que agentes do IBGE que trabalham no Censo estão questionando a intenção de voto de cidadãos. Com isso, utilizam celular com urna eletrônica para roubar biometria e dados dos eleitores. O fato é descartado pelo TSE.

Segundo o IBGE, perguntas sobre intensão de votos são fazem parte do questionário do Censo 2022. Ainda, de acordo com o TSE, nenhum aplicativo de celular é capaz de substituir a urna eletrônica física. Esse é o único equipamento usado para registrar o voto do eleitorado.

Além disso, é importante ressaltar que a única forma de identificação biométrica válida é aquela coletada presencialmente pela Justiça Eleitoral.

Como identificar os agentes do IBGE e fugir da Fake News do Censo 2022

Toda a equipe é identificada com uniformes, crachás com QR code, segundo o IBGE. Em caso de dúvidas, é possível fazer a leitura do QR code com o celular e ver todas as informações sobre o representante do órgão. O crachá ainda possui o telefone 0800 caso o cidadão queira ligar para tirar dúvidas.

Existem dois canais primordiais, que são um serviço permanente do IBGE, para a identificação de seus servidores, pesquisadores ou recenseadores:

Com isso, qualquer pessoa pode entrar em contato para pedir informações sobre os agentes. O IBGE indica que tanto os moradores quanto os síndicos, os porteiros e os zeladores usem os canais de atendimento para evitar Fake News do Censo 2022, caso seja necessário.


O Instituto de Longevidade oferece vários benefícios para seus associados, como cursos gratuitos de requalificação e descontos em medicamentos em farmácias de todo o país. .


Leia também:

Gratuidades para pessoas com 60 anos ou mais: conheça 6 benefícios aos quais você tem direito

Regra 50-30-20: saiba como administrar suas finanças pessoais e não perder dinheiro

Golpe do contato quente: cuidado com a fraude que envolve nome da Serasa

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: