O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes para os brasileiros e precisa estar em situação regular para o recebimento de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil. Mas como saber se o CPF está válido ou tem pendências?

O caminho mais fácil para checar se o CPF está válido é realizar uma pesquisa no site da Receita Federal ou, ainda, no aplicativo CPF Digital. Basta preencher o número do CPF e a data de nascimento para fazer a consulta.

Ao realizar a pesquisa, seu CPF pode estar enquadrado em uma das seguintes definições: 

  • Regular;
  • Pendente de regularização; 
  • Suspenso;
  • Titular falecido;
  • Cancelado.

Senhor pensando, com a mão no queixo, se CPF está válido

Crédito: Castle of Thousands/Shutterstock

Confira as definições para checar se seu CPF está válido

Um CPF em situação regular significa que está válido para uso e você não precisa se preocupar. Ainda assim, vale checar se existe alguma divergência nas informações apresentadas no sistema.

Outra alternativa que pode aparecer durante a consulta para checar se o CPF está válido é que ele está pendente de regularização. Isso pode acontecer quando você deixa de enviar alguma declaração obrigatória nos últimos anos, como a de imposto de renda. Nesse caso, cheque pela conta gov.br o que está faltando e providencie a regularização enviando o que falta.

Também pode ser que seu CPF esteja suspenso. Nessa situação, não existe pendência de entregas, mas falta alguma informação no cadastro que precisa ser preenchida. Dá para regularizar através do site da Receita também.

Finalmente, ao checar se um CPF está válido, pode ser que ele conste como cancelado ou com titular falecido na Receita Federal. No primeiro caso, significa que houve cancelamento por duplicidade de dados ou decisão legal. É necessário solicitar atendimento na Receita para resolver a situação. E o segundo caso acontece quando a Receita Federal recebeu a informação sobre o falecimento do CPF do titular. Caso tenha havido algum erro, também é preciso solicitar atendimento para resolver.


Deseja ter um melhor controle de suas finanças? Então baixe gratuitamente a planilha de controle financeiro!

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro


Leia também:

Prova de vida do INSS em 2023 será feita por cruzamento de dados

Entenda como funciona o divórcio online

Auxílio Doença em 2022: saiba como funciona e veja como pedir 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: