A AARP é provedora deste conteúdo.

Allo Maltraitance (ALMA) – Oi Abuso, em francês – é uma rede de call centers para apoiar pessoas mais velhas que são vítimas de abuso. Ela foi planejada para trazer problemas à tona e desenvolver uma base de conhecimento da realidade do abuso contra idosos na França. Pessoas mais velhas ligam para a ALMA para compartilhar preocupações, raiva, medos e frustrações e são ouvidas e aconselhadas por voluntários treinados.

A ALMA trabalha com voluntários mais velhos e aposentados que são treinados especialmente para oferecer suporte telefônico. Eles também são capacitados em relação às complexidades e às situações que podem ser parte do abuso contra idosos. A escolha de dedicar-se à organização se deve não apenas à disponibilidade limitada de recursos financeiros, mas também ao desejo de aposentados de contribuir para a sociedade e ter uma atividade útil.

A atenção às várias formas de abuso contra idosos é um fenômeno relativamente recente na França. O Conselho Europeu configurou um grupo de trabalho sobre o tema em 1994. O gerontologista francês Robert Hugonot foi nomeado presidente do grupo de trabalho, que recomendou que ações concretas deveriam ser tomadas para abordar e prevenir o abuso de idosos na França.

Leia mais: Violência contra o idoso começa em casa

Isso levou à criação da ALMA, que começou com seis call centers distribuídos pela França. Eles têm uma sólida infraestrutura de apoio geriátrico e gerontológico, com acesso a especialistas, se necessário. Também garantem uma forte cooperação entre todos os demais stakeholders envolvidos, como prestadores de serviços sociais, legais e administrativos. O projeto foi apoiado pela respeitada Fundação Nacional de Gerontologia, pelo Fundo Nacional de Previdência, pela Fundação da França e pelo Ministério de Saúde francês.

A ALMA tem hoje 61 call centers, cobrindo 75% do território francês, e cerca de 900 voluntários trabalhando com aproximadamente 5.000 casos ao ano. A organização é hoje considerada a detentora da maior experiência na área de abuso de idosos na Europa. Abusos financeiros, psicológicos, físicos, sexuais e médicos são todos parte do escopo.

A ALMA tem como objetivos:

- Fornecer uma rede de call centers para garantir ajuda e aconselhamento às vítimas de abuso contra idosos;

- Assegurar treinamento apropriado aos voluntários em cada um dos call centers;

- Treinar, sob demanda, profissionais das áreas médica, social e jurídica sobre o tema de abuso contra idosos (ao redor de 20 mil profissionais são treinados todos os anos);

- Avaliar a evolução qualitativa e quantitativa do abuso de idosos na França e publicar e disseminar os resultados, a fim de aumentar a conscientização;

- Trabalhar com provedores de cuidados formais e informais para prevenir o abuso contra idosos entre os que estão em maior situação de vulnerabilidade;

- Despertar a conscientização pública do abuso contra idosos em todas as suas formas, através do compartilhamento de informação.

Para mais informações, acesse http://www.alma-france.org.

Sobre a autora

A holandesa Christine Marking é psicóloga clínica, com especialização em psicogerontologia e gerontologia social. Trabalhou como psicóloga em uma casa de repouso em Amsterdã, capital da Holanda. Desde setembro de 2003, ela lidera a área de assuntos públicos da Marketing, em Bruxelas, que fornece assessoria estratégica e apoio a projetos e questões relacionadas a saúde, sociedade e envelhecimento na União Europeia.

Clique aqui e leia o artigo original.

Copyright © 1995-2018, AARP. Todos os direitos reservados.

Leia mais: Mulheres são as maiores vítimas de violência psicológica

Compartilhe com seus amigos