Ouviu alguma notícia sobre saúde pública e ficou em dúvida se é verdade ou não? Prazos para vacinação, surto de doenças, tratamentos milagrosos para doenças graves, campanhas etc.? Com o objetivo de combater Fake News, o Ministério da Saúde lançou recentemente o projeto “Saúde Sem Fake News”, oferecendo atendimento via WhatsApp para tirar dúvidas da população.

“As notícias falsas, ou Fake News como estão sendo mais conhecidas, são uma praga da modernidade. Vem sendo usadas de toda forma para manipular, enganar, iludir, prejudicar. No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata. Então, o novo canal do Ministério da Saúde chega para servir como uma nova e poderosa camada de segurança na informação sobre saúde pública, com a vantagem de ter sido criada especificamente para o WhatsApp, que é o principal veículo de transmissão das notícias falsas”, explica o diretor de Comunicação Social do Ministério da Saúde, Ugo Braga.


Quer se manter atualizado para o mercado de trabalho? Conheça os cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto de Longevidade a quem tem mais de 50 anos


Qualquer pessoa poderá adicionar gratuitamente o número no celular – (61) 99289-4640. Os conteúdos serão apurados junto às áreas técnicas do órgão e devolvidos ao cidadão com um carimbo que informa se é Fake News ou não. Assim, será possível compartilhar a informação de forma segura. As notícias analisadas pela equipe também serão disponibilizadas no Portal Saúde (saude.gov.br/fakenews) e nos perfis da Pasta nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter).

Mas vale ressaltar que o canal é exclusivo para o recebimento de Fake News e não deve ser utilizado como um serviço de atendimento ao cidadão. Demais informações sobre Saúde podem ser tiradas pelo telefone 136, ou diretamente nas secretarias municipais e estaduais.

Leia também

Os prós e contras do uso de redes sociais

Aprenda como se comportar nos grupos de WhatsApp

Compartilhe com seus amigos