Todos os anos, o INSS desenvolve uma tabela de pagamento de benefícios para divulgar a data em que cada beneficiário receberá em sua rede bancária. O calendário de pagamento do INSS para 2024 já está disponível e segue a mesma sequência dos anos anteriores.

Aposentados, pensionistas e segurados que recebem pensão ou auxílio-doença poderão conferir a datas de pagamento na tabela abaixo. O calendário de pagamento do INSS leva em consideração o número final do cartão de benefício (NIS), sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. 

Em 2024, assim como nos pagamentos anteriores, recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1.

O INSS destaca que o pagamento de dezembro de 2023 ainda consta no calendário de 2024, porque os valores são referentes aos meses anteriores. Ou seja, o pagamento de dezembro será feito em janeiro. Quem recebe até um salário mínimo, terá os valores disponíveis em dezembro de 2023, entre os dias 21 de dezembro e 8 de janeiro. Já o pagamento de janeiro começa no dia 25/01 e vai até 7 de fevereiro. Nessas datas, recebem os segurados com final de benefício terminado em 0 (zero).

Para 2024, os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos a partir de 2 de janeiro, para os que têm cartão final 1 e 6. O pagamento de janeiro será creditado em 1º de fevereiro.

Veja o calendário completo abaixo:

Uma tabela com o calendário de pagamento do INSS.

Crédito: INSS

Como consultar os valores de acordo com o calendário de pagamento do INSS

Todas as informações sobre pagamentos e valores podem ser consultadas diretamente no portal Meu INSS ou no aplicativo, disponível para Android e iOS. Para verificar as informações, basta fazer login e acessar o campo "Extrato de Pagamento". Nele, é possível acessar o extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

O INSS também destaca que aqueles que possuem dificuldade de acesso à internet podem ligar para Central 135. Basta informar o CPF e confirmar algumas informações. Esse é um procedimento do INSS para evitar golpes.

O serviço telefônico fica disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.


Você tem dúvida sobre o tempo que falta para a sua aposentadoria? Confira o simulador exclusivo do Instituto de Longevidade e conheça o melhor caminho para se aposentar.

Leia também:

Benefícios cancelados pelo INSS? Conheça as possíveis causas e saiba como evitar

Salário mínimo atualizado: valor oficial de 2024 foi anunciado

Erros que impedem a concessão de benefícios do INSS: veja como não cometê-los

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: