Quem recebe benefícios por incapacidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve ficar atento. Isso porque o Instituto anunciou que deve haver um novo pente-fino em breve nos mesmos. A ação, que terá como objetivo convocar os segurados para uma nova perícia médica, está sendo preparada pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

A revisão dos benefícios por incapacidade pagos pelo INSS através de um pente-fino foi publicada em 22/09 pela portaria MTP 2.965. 

De acordo com o programa de revisão, devem passar pelo pente-fino os segurados que recebem auxílio-acidente ou BPC/Loas que estejam há dois ou mais anos sem revisão. Também passarão os que recebem auxílio-doença sem perícia há pelo menos seis meses. Ou, ainda, os segurados que recebem auxílio-doença sem data de cessão definida ou indicação de reabilitação profissional.

Senhor checa se precisa passar por revisão de benefícios por incapacidade

Foto: fizkes/shutterstock

Todos serão convocados para a revisão de benefícios por incapacidade?

O pente-fino nos benefícios por incapacidade deve acontecer por ordem de idade, começando pelos mais novos. Quem for convocado (o que só deve acontecer caso haja alguma eventual irregularidade) deve ser comunicado pelo INSS.

A comunicação pode acontecer de formas diferentes: pelo site ou aplicativo, mensagem de texto no celular, caixa eletrônico e/ou carta.

Não serão convocados segurados que tenham 60 anos ou mais; portadores de HIV/Aids; segurados com indicação de reabilitação profissional ou com auxílio-doença que já tenha data fim estipulada. Também não serão chamados os que recebem auxílio por invalidez há mais de 15 anos e tenham entre 55 e 59 anos.

Atenção para não cair em golpes

É importante ressaltar que o INSS não realiza ligações para os segurados e nem entra em contato pedindo informações. Lembre-se de nunca repassar seus dados pessoais neste caso, pois pode ser uma tentativa de golpe. Em caso de dúvidas, o Instituto pode ser contatado através do número 135.


Gostou da matéria? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba outros conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais!


Leia também:

Veja as novas enfermidades incluídas na lista de doenças do INSS

Novo golpe do INSS menciona falsa secretaria de finanças 

Afastamento pelo INSS conta para aposentadoria?



 



Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: