Em novembro de 2021, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei (PL), da deputada Rosana Valle (PSB-SP). O PL prevê o pagamento automático de benefício do INSS a quem tem 75 anos ou mais.

O PL obteve parecer favorável do relator, o deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE). O objetivo é viabilizar o acesso da população idosa a benefícios previdenciários de forma rápida. A concessão do benefício será feito em caráter temporário até que a análise do processo seja concluída.

Espera-se que esse grupo tenha acesso mais rápido aos valores. Pois, dessa forma, seriam disponibilizados ainda na fase da análise do pedido feito ao Instituto. O prazo de análise costuma ser de 45 dias. A notícia é positiva, pois diminui a burocracia para que o idoso não fique sem receber suporte financeiro.

Imagem de um homem abrindo uma carteira vazia. Imagem ilustrativa para a matéria sobre benefício do INSS.

Crédito: Fongbeerredhot/shutterstock

Demora de benefício do INSS prejudica idoso

O projeto de lei é importante, pois considera que a demora atual na aprovação do benefício do INSS traz prejuízos graves aos idosos. Muitas vezes causando danos em relação à compra de itens essenciais para a alimentação. Por exemplo, no caso da pensão por morte, quando o dependente não pode mais trabalhar devido à idade e passa a não contar com o sustento de quem faleceu.

Na prática, o PL busca assegurar o benefício imediatamente após o prazo de 45 dias que INSS tem para fazer a análise técnica da documentação do segurado. Neste PL, apesar do recebimento automático, caso o benefício não seja aprovado em 45 dias, os valores adiantados teriam que ser devolvidos ao INSS.

Em tramitação, agora o projeto passa a ser analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Justiça e Cidadania, Finanças e Tributação e Seguridade Social e Família.


Para ter um maior controle de suas finanças e, com isso, conquistar a Longevidade Financeira, é preciso planejamento. Mas, você sabe guardar dinheiro e tem feito isso? Faça o teste abaixo e descubra o seu perfil.


Leia também:

Benefícios de aposentados e pensionistas sofrerão reajuste em 2022

Calendário de pagamento do INSS já possui data para o depósito em 2022

Vale-Gás: conheça o novo benefício do governo e veja quem tem direito

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: