Você sabe como  está funcionando o Auxílio Doença em 2022? Considerado um dos principais benefícios do INSS, a sua função é auxiliar financeiramente quem está impossibilitado de trabalhar por um tempo. Mas quem tem direito e como fazer para receber? Vamos explicar!

Primeiramente, existem algumas regras para que alguém possa receber o Auxílio Doença em 2022. A primeira delas é a qualidade de segurado. Ou seja, você deve estar contribuindo para o INSS. A segunda regra é a carência, que é o período mínimo de contribuição para o INSS antes que seja possível pedir o benefício. E a terceira é a incapacidade de exercer a função no trabalho por um tempo temporário. Estando dentro dessas regras, qualquer pessoa pode receber, inclusive quem é MEI.

A carência para o Auxílio Doença normalmente é de 12 meses. Isso significa que é preciso contribuir pelo menos durante esse tempo para ter direito. A partir daí você já é um segurado do INSS e terá sua qualidade de segurado mantida enquanto estiver contribuindo. Mas em alguns casos não há carência para o Auxílio Doença. Isso acontece no caso de algumas doenças. São elas: 


  • Tuberculose ativa
  • Alienação mental
  • Hanseníase
  • Esclerose múltipla
  • Hepatopatia grave
  • Cegueira
  • Neoplasia maligna
  • Paralisia irreversível e incapacitante
  • Cardiopatia grave
  • Doença de Parkinson
  • Nefropatia grave
  • Espondiloartrose anquilosante
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida
  • Contaminação por radiação
  • Estado avançado da doença de Paget
segurada do INSS pedindo Auxílio Doença em 2022

Foto: Elnur/shutterstock

É preciso perícia para requisitar o Auxílio Doença em 2022?

Para pedir o Auxílio Doença, a perícia médica é necessária, sendo um dos primeiros passos do procedimento. É preciso, primeiramente, realizar um cadastro da documentação necessária através do site do INSS ou aplicativo. O laudo médico deve estar legível. Depois, basta agendar a perícia através do site e seguir as instruções. 

Nesse ano de 2022, porém, uma portaria publicada no Diário Oficial da União em 29 de julho dispensou a perícia quando o tempo de espera para realização ultrapassa mais de 30 dias. Isso porque há milhões de segurados na fila para análise dos benefícios. 

De acordo com João Badari, advogado especialista em Direito Previdenciário, a portaria é essencial no momento em que há milhões de segurados na fila para a análise do Auxílio Doença em 2022. "Muitos segurados estão retornando ao trabalho mesmo sem as condições físicas e psicológicas para exercerem suas atividades, pois precisam do dinheiro para pagar as contas e colocar comida na mesa. Os benefícios por incapacidade são os mais importantes e merecem essa urgência", diz.

Nesse caso, os benefícios concedidos por análise documental teriam duração máxima de 90 dias. A portaria tem vigência de 30 dias, prorrogáveis por ato conjunto do Ministério do Trabalho e Previdência. É importante acompanhar as atualizações através do site do INSS.

Quando não é possível pedir o Auxílio Doença?

Se você está pensando em pedir Auxílio Doença em 2022, pode estar se perguntando se há casos em que não é possível. A resposta é sim. Não é possível requisitar o benefício quando há perda da qualidade de segurado. Ou seja, quando você para de contribuir para o INSS por determinado período, dependendo da situação.

Normalmente, o contribuinte obrigatório que parou de contribuir consegue manter a qualidade de segurado por 1 ano e 45 dias. Ou seja, se a carência foi respeitada e você perdeu o emprego, ainda teria um tempo extra para pedir o benefício. Havendo provas de que houve tentativas de se recolocar no mercado de trabalho, esse tempo aumenta para 2 anos e 45 dias. O ideal é consultar o INSS ou um advogado previdenciarista em caso de dúvidas, pois pode variar conforme a situação.

Também não é possível pedir Auxílio Doença em 2022 se você já possuía uma doença ou lesão antes de começar a contribuir para o INSS. Ainda, se a incapacidade de trabalhar acontecer por um período menor que 15 dias ou se o trabalhador é preso.

Qual o prazo para a aprovação do Auxílio Doença?

Finalmente, você pode estar se perguntando qual o prazo para o INSS aprovar o benefício do Auxílio Doença. Ele é de 90 dias para a realização da análise e liberação do mesmo. E para solicitar novamente o benefício, o segurado precisa esperar 30 dias a partir da última solicitação.

Com relação ao valor, ele é variável, pois depende de uma média dos maiores salários de contribuição dentro de 80% do período em que ela ocorreu. 


 


 Leia também:

INSS: tudo que você precisa saber

Pensão por morte: saiba o que é e como solicitar o benefício ao INSS 

Confira em que situações o INSS nega benefícios e fique atento! 


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: